Os shows acontecem no verão baiano, na cidade de Salvador, tendo como convidados artistas da nova safra da música popular brasileira, além de outros já consagrados, fazendo com que o evento represente o encontro e intercâmbio entre artistas de diversas gerações, alguns veteranos e outros nomes que representam a produção contemporânea da mpb.
A cantora Marcia Castro utiliza o palco como local de encontros, celebração e interseção entre artistas que têm relação direta com o seu trabalho e também despertam interesse do público. “O Pipoca Moderna nasce do desejo de levar para o palco essas “conexões” fundamentais e tão características da música brasileira. Todos os artistas convidados são figuras que participaram do meu processo musical, direta ou indiretamente, e pelos quais tenho uma forte admiração”, explica Marcia Castro.
Ao longo de 3 anos, o projeto já recebeu os seguintes artistas: Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Gilberto Gil, Luiz Melodia, Zeca Baleiro, Otto, Martnália, Sandra de Sá, Gaby Amarantos, Baby do Brasil, Rita Ribeiro, Emicida, Mariene de Castro, Karina Buhr, Daniela Mercury, Paulinho Boca de Cantor, Mayra Andrade, Mariana Aydar, Ana Cañas, Marcela Bellas, Tiê, Claudinha Cunha, Manoela Rodrigues, Sandra Simões.